XXVIII Papo Inclusivo

O CEMUPI - Centro de Estudos Multidisciplinares Pró Inclusão convida para o XXVIII Papo Inclusivo discutindo autonomia e vida independente de pessoa com deficiência.

Os papos inclusivos de 2009 terão como tema geral "Ser...humano com deficiência". A cada encontro vamos conversar com uma pessoa com deficiência falando sobre suas atividades e experiências.

Ser terapeuta com deficiência
Naira Rodrigues é fonoaudióloga, especialista em atendimento familiar, além de professora universitária e pesquisadora . É membro da equipe técnica da 3 In.
Data: 4 de julho de 2009 - Sábado - 10h
Local: Faculdade de Belas Artes - R. Dr. Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana - São Paulo (em frente à ESPM)

Inscrições gratuitas : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serão emitidos certificados de participação.
Vagas Limitadas

Realização:
CEMUPI - Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão

Próximos encontros

1 de Agosto

12 de setembro

3 de outubro

7 de novembro

"Papo Inclusivo" é um encontro de pessoas com deficiência, pais, parentes, educadores, médicos e terapeutas ligados à questão da deficiência e à Inclusão, sobre temas como Saúde, Educação, Comportamento, Trabalho e Legislação. A cada mês um convidado fala sobre um tema específico e debate
esse assunto com os presentes. Essa apresentação/debate dura cerca de 1h30, um sábado por mês, à tarde e tem um caráter bastante informal.

CEMUPI Centro de Estudos Multidisciplinar Pró-Inclusão
Inclusão : ampla, geral e irrestrita

O CEMUPI surge da necessidade de se congregar esforços e competências de pessoas de diferentes áreas do conhecimento, para planejar e executar projetos que visam à transformação das escolas, para que se tornem espaços abertos às diferenças.

A intenção deste grupo é de pesquisar as formas de eliminação das barreiras educacionais que excluem crianças e jovens das nossas escolas, interrompendo suas trajetórias escolares por motivos os mais diferentes, relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem.

A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade, uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de aprender a “ensinar a aprender”. A cultura da diversidade é um processo de aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos
significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à diversidade como valor.

ÁREA TEMÁTICA E PESQUISAS

O CEMUPI pertence à Faculdade de Educação do Centro Universitário Belas Artes e passa a ter a co-gestão do Grupo de Estudos Projeto Roma Brasil e dos Papos Inclusivos do Grupo Síndrome de Down.

O Centro tem como objetivo desenvolver um modelo teórico/prático de inclusão que possa ser usado pelas escolas, que não pretende ser um livro de receitas , mas sim um plano de vôo que ajude a viabilizar efetivamente as práticas educativas inclusivas.

O grupo é multidisciplinar formado por pessoas, nem todas vinculadas profissionalmente à Educação, mas preocupadas com o tema.

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo referem-se a :

Þ Educação para todos
Þ Formação de Professores para a educação inclusiva
Þ Transversalidade e educação

ATIVIDADES
• desenvolvimento de projetos de pesquisa que possam ser aplicados em escolas, instituições e organizações que adotam princípios inclusivos em suas áreas de atuação educacional e/ou terapêutica;
• estudo sistemático e atualizado da literatura sobre ensino e diferenças na educação;
• intercâmbios com centros nacionais e internacionais ligados à área temática do CEMUPI;
• integração de conhecimentos sobre temas da área por meio convênios de cooperação técnico-científica com instituições de pesquisa e de ensino nacionais e internacionais;
• organização de encontros, seminários, congressos científicos;
• constituição de um acervo de trabalhos internos e externos ao CEMUPI e publicação de produções do CEMUPI em mídias especializadas.

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais