Desde 4 de abril, a Fonoaudióloga Helenice Nakamura (CRFa 2 - 4283) ocupa o cargo de coordenação adjunta da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) que tem como uma das suas principais atribuições a avaliação dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil.
Helenice representa o Conselho Federal de Fonoaudiologia, reeleito como membro titular do segmento dos trabalhadores para o Conselho Nacional de Saúde na gestão de 2021 a 2024. A Fonoaudiologia já havia sido representada nessa Comissão pela profissional Denise Torreão (CRFa 1-6726). "A nossa profissão tem muito a agregar na Conep, seja em projetos mais relacionados com a Fonoaudiologia seja com a nossa colaboração enquanto profissionais de saúde e pesquisadores", declara Helenice ao Crefono 2.
A Conep é uma das 18 comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e possui uma composição multi e transdisciplinar. A Comissão tem autonomia para a análise ética de protocolos de pesquisa de alta complexidade (e de áreas temáticas especiais, como genética humana, reprodução humana, populações indígenas e pesquisas de cooperação internacional) e de projetos de pesquisa propostos pelo Ministério da Saúde.
Para o Crefono 2, a eleição da representante do CFFa é um reconhecimento da colaboração da Fonoaudiologia enquanto campo de saber e prática na área da saúde.