Conselho divulga resultado de pesquisa para proteger a sociedade de preço vil e auxiliar o fonoaudiólogo com referências de valores nos atendimentos

Pesquisa foi realizada pelo IBRE/Fundação Getúlio Vargas entre janeiro e fevereiro de 2022

A pesquisa foi realizada por meio de questionário estruturado pelo IBRE/ Fundação Getúlio Vargas, no qual foram listados 57 procedimentos fonoaudiológicos, em que os inscritos responderam sobre o nível de complexidade, o tempo de execução e os valores mínimos e máximos para cada procedimento destacado.

Os procedimentos foram classificados dentro de 7 atividades técnicas: Fonoaudiologia geral na prática clínica; Fonoaudiologia no âmbito hospitalar; Fonoaudiologia no âmbito escolar; Fonoaudiologia no âmbito empresarial; Recrutamento e seleção; Orientação fonoaudiológica (profissional/estudante); e Exames fonoaudiológicos. A amostra da pesquisa foi composta por 2.184 inscritos do estado de São Paulo que responderam ao questionário eletrônico entre 04 de janeiro a 14 de fevereiro de 2022.

Na amostragem da pesquisa, que cobriu 236 municípios divididos entre a jurisdição da Sede e Subsedes do Crefono 2, observou-se que a categoria Fonoaudiologia Geral foi a que apresentou maior número de respostas, seguida das categorias de Exames Fonoaudiológicos e Fonoaudiologia no Âmbito Hospitalar.

Vale destacar que, entre os 57 procedimentos destacados, as questões de Reabilitação Vestibular foram inseridas tanto nos procedimentos de fonoaudiologia geral como nos exames fonoaudiólogicos. A inserção nas duas atividades técnicas se deu para caracterizar possíveis diferenças nos valores cobrados em razão de profissionais realizarem a Reabilitação Vestibular tanto no contexto mais específico de procedimentos de exames quanto na atuação geral, como por exemplo, no âmbito terapêutico da clínica fonoaudiológica.


Objetivos e limites

Diante da ausência de uma tabela de honorários que deve ser estabelecida pela organização sindical da categoria e pela necessidade do Conselho proteger a sociedade de preços vis nos atendimentos fonoaudiológicos, conforme estabelece o Código de Ética da Fonoaudiologia no item VIII do artigo 7º, a pesquisa encomendada tem como objetivo demonstrar a mediana dos valores cobrados pelos fonoaudiólogos no estado de São Paulo.

Apesar de não ser e nem se propor a ser uma tabela de honorários, o levantamento serve de parâmetro ao Conselho contra a prática antiética nos preços dos atendimentos e, ao mesmo tempo, auxilia o profissional na referência de valores a serem praticados.

ACESSE A PESQUISA NA ÍNTEGRA AQUI.

Resultados

1 - Procedimentos de fonoaudiologia geral na prática clínica

Os procedimentos de fonoaudiologia geral mais realizados foram a consulta e a avaliação em consultório (86,3% e 78,2% respectivamente). Em relação à complexidade, os procedimentos de consulta e avaliação domiciliar foram avaliados como os mais complexos ou muito complexos. Esses mesmos procedimentos se destacaram como aqueles que levam muito tempo (28,6% e 34,9%, respectivamente).  Em se tratando de valores, observa-se que o procedimento que apresentou a mediana mais baixa foi a sessão de terapia individual de 30 minutos, enquanto a mediana mais alta foi referente à avaliação domiciliar. (VER QUADRO 8 NAS PÁGINAS 21 A 24)

2 - Procedimentos de fonoaudiologia no âmbito hospitalar

Observa-se que 81% da amostra faz o procedimento de avaliação do paciente internado, sendo este o procedimento com o maior valor percentual desta seção. As consultas em UTI e em unidades de neurocirurgia, emergência e geral foram os procedimentos mais frequentemente avaliados como muito complexos. (VER QUADRO 9 NAS PÁGINAS 26 E 27)

3 - Procedimentos de fonoaudiologia no âmbito escolar

Aproximadamente 82% da amostra realiza orientação à equipe ou aos responsáveis, sendo este o procedimento de maior destaque no grupo. No que se refere às avaliações do nível de complexidade e tempo de realização dos procedimentos listados, o comportamento da distribuição das respostas foi semelhante. Em se tratando de valores, observou-se que as palestras, assessorias e consultorias apresentaram os maiores valores. (VER QUADRO 10 NA PÁGINA 29).

4- Procedimentos de fonoaudiologia no âmbito empresarial 

A elaboração de projeto/planejamento/palestras/cursos, que é realizada por cerca de 76,3% da amostra foi o procedimento nessa atividade que apresentou os valores mais altos de execução. (VER QUADRO 11 NA PÁGINA 31)

5- Procedimentos de fonoaudiologia para recrutamento e seleção

A entrevista individual inicial foi o procedimento mais executado. Enquanto o procedimento de entrevista individual foi avaliado por 75% como levando o tempo esperado e 44% consideram que a entrevista em grupo leva o tempo esperado. As entrevistas individuais e em grupo também apresentam uma diferença acentuada de valores. (VER QUADRO 12 NA PÁGINA 33)

6- Procedimentos para orientação fonoaudiológica (profissional/estudante)

A supervisão foi apontada como o procedimento mais executado. Vale ressaltar que o acompanhamento em grupo foi avaliado como complexo ou muito complexo por aproximadamente 55% da amostra, sendo avaliado por 29% como um procedimento que leva muito tempo. Em relação a valores, a assessoria/consultoria foi o procedimento que apresentou maior valor mediano de execução. (VER QUADRO 12 NA PÁGINA 35).

7 - Exames fonoaudiológicos

A audiometria se destacou como o procedimento mais executado na amostra. Em relação à avaliação do tempo, foi observado que a avaliação do processamento auditivo apresentou maior percentual da amostra que declararam levar muito tempo para realizá-la, tendo este sido também um dos procedimentos que apresentou maior mediana de valor máximo. Além disso, 83% da amostra avaliou-o como complexo/muito complexo. (VER QUADRO 12 NAS PÁGINAS 37 A 42)

8 - Valores Mínimos e Máximos dos procedimentos divididos por Sede e Subsedes do Crefono 2

No quadro 15, anexo 2 da Pesquisa, páginas 56 a 62, é possível verificar os resultados organizados pelas regiões de jurisdição do Crefono 2: Sede e subsedes de Marília, Ribeirão Preto e Baixada Santista.

 

 

VLibras

 

Contato

Fale com a Presidente

  • presidente.crfa@fonosp.org.br

Localização

  • R. Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010