Vacinação de fonoaudiólogos que atuam em estabelecimentos de saúde começa em Jundiaí

Crefono 2 havia enviado dois ofícios à prefeitura de Jundiaí solicitando inclusão dos profissionais no Plano de Imunização do município.

A partir de 8 de maio, começa a fase de vacinação de fonoaudiólogos e demais profissionais de saúde do município de Jundiaí que estão inscritos nos seus respectivos Conselhos e atuam em algum estabelecimento de saúde na cidade. O agendamento pode ser feito pelo site da prefeitura.

Para a vacinação, é obrigatório levar o comprovante de vínculo empregatício com estabelecimento de saúde da cidade, carteira profissional azul ou cédula de identidade profissional e CPF. Qualquer dúvida ou nova informação, consultar o site da prefeitura de Jundiaí. 


Prefeitura de Jundiaí está entre as cidades de São Paulo oficiadas pelo Crefono 2
Com o objetivo de entender os critérios e definições dos grupos prioritários de vacinação nos municípios do estado de São Paulo, referendar o papel do fonoaudiólogo como serviço essencial ou solicitar o cumprimento do Plano de Imunização diante de denúncias de profissionais, o Crefono 2 tem enviado ofícios para diversos órgãos públicos responsáveis pela vacinação em busca de respostas e garantia de imunização dessa parcela da população. 

À Prefeitura de Jundiaí, foram enviados dois ofícios, respectivamente no dia 4 de fevereiro e 5 de abril de 2021. Neste último, o Conselho questiona se o Plano de Imunização do município de Jundiaí não estaria contemplando o fonoaudiólogo, como apontava denúncias de profissionais. Além disso, a representante do Crefono 2 no Conselho Estadual de Saúde, Conselheira Daniela Galli, pautou a situação de Jundiaí na Executiva do órgão.

A Prefeitura respondeu, no dia 12 de abril, ao Crefono 2 e reafirmou que os fonoaudiólogos são contemplados no Programa Nacional de Imunização da Covid-19, mas que em razão do quantitativo de vacinas havia um déficit de profissionais da saúde não contemplados. No documento, a prefeitura informou que estava pleiteando mais vacinas junto ao Governo Estadual visando contemplar todos os profissionais mais expostos às ações da covid-19.

Assim como foi feito em relação à situação na cidade de Jundiaí, o Crefono 2 continuará referendando, frente aos órgãos competentes, o papel do fonoaudiólogo como serviço essencial e, portanto, para que o profissional seja contemplado nos Planos de Imunização locais. E reafirma que, até a esmagadora maioria da população brasileira ser imunizada, é fundamental que todos, inclusive as pessoas que já estão vacinadas, continuem adotando as medidas de segurança, como uso de máscara, distanciamento social e não realizar aglomerações. Só a imunização coletiva pode acabar com a Pandemia.

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010


Redes sociais

  whatsapp 280621