Crefono 2 denuncia venda irregular de aparelhos auditivos na internet e Anvisa abre investigação contra empresas

o Crefono 2 reforça A utilização de aparelhos auditivos sem a seleção e adaptação pelo fonoaudiólogo pode trazer danos irreparáveis à saúde auditiva do usuário.

Cumprindo o seu objetivo de defender a sociedade e a valorização da atuação plena da Fonoaudiologia, o Crefono 2 denunciou o e-commerce (comércio eletrônico) irregular de amplificadores sonoros à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nessa matéria, não iremos revelar os nomes das empresas denunciadas para não prejudicar a investigação da Agência.

Em documento enviado ao órgão regulador, o Conselho destaca que empresas estão comercializando pela internet um produto de saúde de médio risco sem o respaldo do processo de prescrição, seleção, indicação e adaptação mediado por profissionais de saúde habilitados.

No documento  o Crefono 2 reforça que a utilização de amplificadores sonoros sem a seleção e adaptação pelo fonoaudiólogo pode trazer danos irreparáveis à saúde auditiva do usuário. 

Em resposta ao Crefono 2, o chefe de gabinete do Diretor Presidente da Anvisa informou que um dossiê de investigação será aberto para apurar todas as irregularidades e infrações sanitárias cometidas pelas empresas denunciadas pelo Crefono 2. De acordo com a Nota Técnica da Anvisa, elaborada para apreciação da denúncia do Conselho, as empresas denunciadas não estão regularizadas e os produtos de saúde não estão registrados no banco de dados da Anvisa.

Individualmente, o fonoaudiólogo também pode realizar denúncias contra essa prática de comercialização irregular de aparelhos auditivos nas delegacias especializadas em crimes cibernéticos.

O Crefono 2 seguirá atuando para proteger a saúde da população contra todos os tipos de práticas irregulares que não zelem por um serviço profissional ético e de excelência.

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais