Algumas medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus para os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde confirmou, nessa quarta feira (26/02), o primeiro caso no Brasil de paciente infectado pelo Coronavírus. Nós, profissionais de saúde, precisamos estar ainda mais atentos com as medidas de precaução durante os nossos atendimentos.

1 - O novo Coronavírus é transmitido por espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, toque, aperto de mão e contato com objetos e superfícies contaminadas. Não deixe de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados em atendimento.

 

2 -  Faça a higiene das mãos, respeitando os 5 momentos de higienização, antes e depois do contato com o paciente e materiais.

 

3 - Siga as recomendações padrão para desinfecção de equipamentos de uso hospitalar ou utilizar equipamentos descartáveis

 

4 - Identifique e isole precocemente os casos suspeitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, são casos suspeitos: pessoas que apresentam febre mais algum sintoma de doença respiratória e tenha viajado, nos últimos 14 dias, para Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã , Itália e Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã. (Lista de países para vigilância de casos suspeitos atualizada no dia 26/02).

 

5 - Adotadas as medidas de precaução, podemos garantir uma assistência digna e humana para os indivíduos sob suspeita ou não.

 

6 - Não compartilhe informações de fontes não confiáveis e antes de checar. Fake News não ajuda!

 

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais