Perguntas Frequentes

Como solicitar minha inscrição?

Para requerer sua inscrição, acesse o requerimento disponível no sistema 24 horas denominado “ Requerimento de Inscrição” e inclua as informações solicitadas. Atenção: não utilize acentos no preenchimento. Após concluir o processo, o sistema gerará o protocolo e o boleto das taxas (inscrição, carteira e cédula), que poderá ser pago em qualquer agência bancária ou lotérica. Quanto ao pagamento da anuidade, poderá ser efetuado em seu valor total, através de boleto gerado no sistema 24 horas.  Caso opte por parcelar, contate o setor de Registros do CRFa. 2ª Região, através do fone (11) 3873-3788 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Quais os locais de Atendimento?

Sede: Rua Dr. Samuel Porto,351 CJ 101  10º andar – São Paulo
Delegacia Ribeirão Preto: Rua Bernardino de Campos, 1101 13º andar Cj. 1303  Ribeirão Preto
Delegacia Santos: Rua Joaquim Távora,93 Cj 15 Santos
Delegacia Marília: Rua Paes Leme, 47 5 º andar – sala 21   Marília - SP    

Como Requerer 2º Via de Documentos Profissionais?

Para acessar este requerimento, realize seu login no sistema 24 horas, através do nº  de inscrição no CRFa. e senha. A seguir, clique em  “Protocolo de Requerimento” e selecione a opção desejada. Após a solicitação ser realizada, o sistema irá gerar boleto para pagamento. IMPORTANTE: Caso o boleto seja gerado e o pagamento não realizado, constará débito no registro profissional.

Como requerer a Revalidação de cédula profissional?

A Cédula de Identidade Profissional  terá validade de 5 (cinco) anos, devendo ser renovada por igual período consecutivamente. A revalidação da Cédula de Identidade Profissional é condição de legitimidade do exercício da profissão e obrigatória a todos os profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, sob pena de responder às determinações legais vigentes. Para acessar este requerimento, realize seu login no sistema 24 horas, através do nº  de inscrição no CRFa. e senha. A seguir, clique em  “Protocolo de Requerimento” e selecione a opção desejada. A Cédula de Identidade Profissional  terá validade de 5 (cinco) anos, devendo ser renovada por igual período consecutivamente.
 

Como requerer Baixa de Registro Profissional?

A baixa poderá ser solicitada quando o fonoaudiólogo interrompe suas atividades profissionais, podendo curto ou longo período. Para acessar este requerimento, realize seu login no sistema 24 horas, através do nº  de inscrição no CRFa e senha. A seguir, clique em  “Protocolo de Requerimento” e selecione a opção desejada.

Como requerer Baixa de Registro Secundário ?

A baixa poderá ser solicitada quando o fonoaudiólogo interrompe suas atividades profissionais, podendo curto ou longo período. Para acessar este requerimento, realize seu login no sistema 24 horas, através do nº  de inscrição no CRFa e senha. A seguir, clique em  “Protocolo de Requerimento” e selecione a opção desejada.

Como requerer transferência para outro Regional?

Quando ocorrer mudança no endereço da atividade profissional, para jurisdição de outro Conselho Regional, o fonoaudiólogo deverá requerer a transferência de registro profissional. Para acessar este requerimento, realize seu login no sistema 24 horas, através do nº  de inscrição no CRFa e senha. A seguir, clique em  “Protocolo de Requerimento” e selecione a opção desejada.

Como requerer Reintegração de Baixa de Registro Principal?

O fonoaudiólogo que estiver em baixa, poderá solicitar reintegração de registro a qualquer tempo. Contate o setor de Registros do CRFa 2ª Região, através do fone (11) 3873-3788 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  para orientações relativas ao procedimento a ser adotado.

Como requerer Reintegração de Baixa de Registro Secundário?

A baixa poderá ser solicitada quando o fonoaudiólogo interrompe suas atividades profissionais, podendo curto ou longo período. Para acessar este requerimento, realize seu login no sistema 24 horas, através do nº  de inscrição no CRFa e senha. A seguir, clique em  “Protocolo de Requerimento” e selecione a opção desejada.
 

Como alterar meu endereço ?

Para atualizar seus dados cadastrais acesse o link abaixo:
 
Clique para acesso ao sistema 24h

Como requerer inscrição de Pessoa Jurídica de Direito Privado?

Para requerer inscrição será necessário a apresentação dos seguintes documentos:

✓Requerimento  de  inscrição  fornecido  pelo  CRFa  2ª  Região, com  TODOS os  campos preenchidos através do computador, sem rasuras, datado e assinado;

Situação 1 - Quando registro em cartório e ainda em constituição:

✓03 vias originais e 01 cópia simples do Contrato Social.

Situação 2 - Quando registro em cartório e já constituída:

✓01 (uma) cópia simples do documento em que a empresa se enquadrar:
a) Contrato de Constituição ou
b) Alteração Contratual Consolidada ou
c) Estatuto com Ata de Eleição e posse da atual diretoria e de qualquer alteração que tenha ocorrido.

Situação 3 - Quando registro na Junta Comercial:

✓01 (uma) cópia simples do documento em que a empresa se enquadrar:
a) Contrato de Constituição ou
b) Alteração Contratual Consolidada, levando em consideração inclusive Requerimento do Empresário juntamente com a Declaração de Enquadramento;
c) Cópia simples do CNPJ.

Obs: A Pessoa jurídica que está em constituição e que fará o registro do Contrato no Cartório, terá o prazo de 30 (trinta) dias a partir do deferimento de sua inscrição no CRFa 2ª Região, para apresentação de 01 (uma) cópia simples cartão do CNPJ e do Contrato devidamente registrado no Cartório. Não é necessário o reconhecimento de firma de assinatura nos requerimentos.

Como requerer inscrição de Pessoa Jurídica de Direito Público?

Para requerer inscrição será necessário a apresentação dos seguintes documentos:

✓Requerimento  de  inscrição  fornecido  pelo  CRFa  2ª  Região, com  TODOS os  campos preenchidos através do computador, sem rasuras, datado e assinado;

✓Cópia simples do CNPJ;

A pessoa jurídica de direito público poderá se enquadrar em situações diferentes de registro e documentos, verifique a seguir:

Situação 1 - Quando o registro dos documentos da pessoa jurídica for realizado através do cartório:

✓01  cópia  simples  do Estatuto,  Ata de  eleição  e  posse  da  atual  diretoria ou qualquer alteração que tenha ocorrido.

Situação  2 - Quando a  apresentação  de  documentos  para  registro  no CRFa  2ª  Região for através de publicações:
a) 01 cópia simples da publicação no D.O.M. (Diário Oficial do Município)onde conste a criação do estabelecimento ou
b) 01 cópia simples da publicação no D.O.E. (Diário Oficial do Estado)onde conste a criação do estabelecimento;
c) Nomeação/publicação com a indicação do representante legal do estabelecimento;
d) CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde).

Situação 3 - Quando o órgão público é administrado por OSS (organização social de saúde):

✓01 (uma) cópia simples do documento em que a administradora se enquadrar:
a) Contrato de Constituição ou
b) Alteração Contratual Consolidada ou
c) Estatuto, Ata de Eleição e posse da atual diretoria e de qualquer alteração que tenha ocorrido;
d) CNPJ (da administradora);
e) CNES (do órgão público);

✓Requerimento de inscrição devidamente preenchido com os dados da ADMINISTRADORA.

Obs: Não é necessário o reconhecimento de firma de assinatura nos requerimentos

Não haverá ônus para pessoa jurídica de direito público

Inscrição de Pessoa Jurídica tem taxa?

Após análise dos documentos será definido se haverá taxa ou não.

Como alterar o quadro de fonoaudiólogos?

Comunicando, por e-mail ou correio, atualizando o quadro de fonoaudiólogos, com o nome completo, nº de CRFa, dia e horário de atendimento.

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

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