Crefono 2 mobiliza: mês de novembro e dezembro

Transparência e informação de relevância para os fonoaudiólogos são os objetivos do Crefono 2 Mobiliza.

Encontro de Formandos 2019
Apresentar o Conselho aos futuros fonoaudiólogos e mostrar a importância do órgão para o exercício ético e legal da profissão em defesa da sociedade são os objetivos do encontro, realizado todos os anos, com os concluintes do curso de Fonoaudiologia.
 
Em 2019, o evento não aconteceu só na capital, que completa sua sexta edição. No dia 08 de novembro, aconteceu o I Encontro de Formandos da Delegacia de Marília. O encontro ocorreu na Sala de Cinema do Esmeralda Shopping e contou com a presença de 76 futuros fonoaudiólogos e docentes das Universidades de Marília, Bauru e Presidente Prudente.  
 
No dia 22 de novembro, a delegacia de Ribeirão Preto reuniu os formandos  da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e da Universidade de Franca – UNIFRAN. Além da apresentação do papel do Conselho ‘e das orientações sobre requerimento do registro profissional, o evento contou com uma palestra sobre Empreendedorismo na graduação”, ministrada pela Fga. Dra. Aline Epiphânio Wolf, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.
No dia 4 de dezembro, o evento da capital reuniu 7 faculdades, PUC São Paulo e PUC Campinas, Unifesp, Unicamp, FMU, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Unilus, da Baixada Santista.

25.11 – Eleição Conselho Estadual de Saúde
O Crefono 2 foi eleito membro titular do Conselho Estadual de Saúde instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. “Essa é uma importante oportunidade para colaboramos tanto na regulação quanto na proposição de assuntos pertinentes ao SUS, como também garantir um olhar específico da Fonoaudiologia para a formulação de políticas públicas e demandas da profissão”, comenta a Conselheira Daniela Galli que irá representar o Crefono 2 no Pleno do CES.

27.11 – Capacitação dos Fiscais
Instrumentalizar  os fiscais nas fiscalizações de serviços públicos foi o objetivo da Capacitação "Rede de Atenção em Saúde no SUS", ministrado pela Conselheira Patrícia Rodrigues. Divisão das coordenadorias e subdivisão dos territórios do SUS no estado de São Paulo, especialidades do CER e extinção do do Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) para se tornar CER foram alguns dos temas abordados dunte a capacitação que reuniu os fiscais da sede e delegacias do Crefono 2.

28 e 29.11 – Comissão de Orientação e Fiscalização
Foi discutido o projeto Gestão de Qualidade da COF, apresentado pela Delegacia de Marília, que tem como objetivo a implantação de um instrumento de avaliação das ações fiscais. Tal instrumento visa analisar, otimizar, monitorar e controlar os processos de trabalho, a fim de garantir a qualidade e a eficiência das fiscalizações em benefício da sociedade.

05.12 - Crefono 2 elogiado como modelo para outros Conselhos
Após menção positiva do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia pelo Tribunal de Contas da União, em seu Acórdão 1925/2019, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo (CORE-SP) solicitou uma reunião com o Departamento de Fiscalização do Crefono 2 para trocar experiências sobre as atividades de fiscalização e orientação. No Acórdão, o TCU cita a competência do CFFa no que se refere a “estimular a exação no exercício da profissão” e o recomenda como  modelo aos demais Conselhos quanto à adoção de percentual mínimo da receita orçamentária a ser aplicada nas atividades de fiscalização do exercício profissional (Resolução CFFa 481/2015).

Tal encontro aconteceu em virtude do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia ter sido mencionado de forma positiva pelo  Tribunal de Contas da União, em seu Acórdão 1925/2019. No Acórdão, o TCU cita a competência do CFFa no que se refere a “estimular a exação no exercício da profissão” e o recomenda como modelo aos demais Conselhos quanto à adoção de percentual mínimo da receita orçamentária do conselho a ser aplicada nas atividades de fiscalização do exercício profissional (Resolução CFFa 481/2015).
 
Na reunião compareceram os fiscais, José Eduardo Rocha Mathias e Guilherme Ayres, como representantes do CORE SP e Patrícia M. de Barros Lopes, presidente da COF, Milene Lopes, coordenadora do Departamento de Fiscalização e os fiscais Luciane Gozzoli e Augusto Cesar, representando Crefono 2.
 
06.12 - Fonoaudióloga recebe Título de Honra da Câmara Municipal de Suzano
A Fonoaudióloga Renata Farias Silva recebeu o Título de Honra ao Mérito por se destacar na sua profissão em 2019. A homenagem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Suzano que consulta o Crefono 2 para indicação do profissional de destaque.

06.12 - Destaque do Ano da cidade de Poá
A Fonoaudióloga Lilian Aguiar de Mello recebeu, da Câmara Municipal de Poá, o diploma de Honra ao Mérito em razão da Premiação Destaque do Ano de 2019 na categoria Fonoaudióloga. O Crefono 2 esteve presente na solenidade representada pela Conselheira Vanessa Falbo. "A fonoaudióloga Lilian ganhou o prêmio e a Fonoaudiologia também. O reconhecimento de profissionais éticos e competentes fortalecem a imagem da nossa profissão", argumenta Vanessa.
 
09.12  Orientação em Santana de Parnaíba (SP)
A pedido da Supervisora Técnica de Fonoaudiologia da rede pública do município de Santana de Parnaíba, o Crefono 2 esteve na cidade para conversar com uma equipe de 15 fonoaudiólogos sobre  comunicação com o cliente, ética profissional, orientações de procedimentos e elaboração de prontuário. A Fiscal Mariana Mariana Peters – (CRFa 2-18311) e o Conselheiro Jason Gomes (CRFA 2 – 16993) representaram o Conselho na conversa.

09.12 - Prêmio Destaque em Mogi das Cruzes
10 fonoaudiólogas foram homenageadas no Prêmio Destaque 2019 Maria de Fátima Marques Sobral pela sua atuação profissional. O evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade e foi iniciativa da fonoaudióloga Daniela Gonçalves Camerieri. O nome que o prêmio carrega é da fonoaudióloga também homenageada, tida como referência na cidade, que foi professora do curso da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde a primeira turma até o encerramento do curso. O Crefono 2  parabeniza a iniciativa e os fonoaudiólogos premiados.

09.12 – Dia do Fonoaudiólogo
As comemorações do Dia do Fonoaudiólogo começaram cedo esse ano. No dia 01 de dezembro, o Crefono 2 esteve na Avenida Paulista para homenagear os profissionais. Um samba enredo sobre a Fonoaudiologia foi composto especialmente para parabenizar os fonoaudiólogos e dar visibilidade à profissão. Ao som do samba enredo e uma grande roda de samba que atraía as pessoas que circulavam pela paulista, uma faixa levantada pelos conselheiros parabenizava os fonoaudiólogos pelo seu dia.  Nesse vídeo, você pode assistir os melhores momentos da homenagem. Clique aqui e veja o vídeo.

No dia 05 de dezembro, foi a vez da delegacia de Marília de reunir mais de 60 fonoaudiólogos em uma palestra especial sobre “Sucesso e Realização”, ministrada pela psicóloga e coaching Cibele Scalissi.   
No dia 9, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, do qual o Crefono 2 faz parte, veiculou em rede nacional de televisão o vídeo A Comunicação Muda o Mundo”, veja aqui. A produção também foi uma homenagem aos fonoaudiólogos e reforça a importância da comunicação como ferramenta indispensável para que as pessoas superem desafios diários.

Mais dois eventos celebraram a data. Em Ribeirão Preto, a Delegacia promoveu uma palestra sobre “Mindfulness e movimento consciente para qualidade de vida e redução do estresse no trabalho”. Em São Paulo, capital, o Crefono 2 promoveu uma confraternização entre os profissionais. Na ocasião, houve a entrega do prêmio #Fonoquefaz e sorteio de brindes doados por apoiadores.

O Crefono 2, representado pela Conselheira Ana Leia, via transmissão ao vivo no facebook e instagram, também enviou ainda uma mensagem de orgulho e carinho aos fonoaudiólogos de São Paulo.

 

 

 


 

 

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais