Evento discutiu atuação fonoaudiológica no equilíbrio

O tema do equilíbrio foi discutido a partir de uma visão multidisciplinar

Ampliar a visão do fonoaudiólogo sobre as possibilidades de atuação em Reabilitação Vestibular foi o objetivo do evento promovido pela Comissão de Audiologia do Crefono 2 que reuniu mais de 30 fonoaudiólogos da área de Otoneurologia em São Paulo.

Para preparar o evento e ter um panorama mais geral da atuação fonoaudiológica em avaliação e reabilitação vestibular no estado, o Conselho aplicou uma pesquisa, em junho de 2019, com 101 profissionais, na sua maioria com mais de 10 anos de atuação na área. “Os principais aspectos observados no resultado do questionário demonstram que a maior parte dos profissionais atua em serviços  privados, recebe pacientes encaminhados por otorrinolaringologistas e neurologistas, não realiza ações voltadas à promoção do equilíbrio e considera o termo “Reabilitação Vestibular” adequado aos procedimentos que realiza”, conclui Patrícia Rodrigues, Presidente da Comissão de Audiologia, ao apresentar o resultado do questionário durante o evento.

O tema  do equilíbrio foi discutido a partir de uma visão multidisciplinar pela Profa. Dra. Ana Claudia Fiorini, o fisioterapeuta Bruno Porto Bordim e pela médica fisiatra Carolina Pastorin Castineira, moderada pela Fga. Lucia Nishino, conselheira da Comissão de Audiologia do CRFa 2ª Região/SP.  

Durante a discussão, destacou-se, entre outras questões, a necessidade de ampliar trabalhos em grupos interdisciplinares direcionados às questões de equilíbrio, uma vez que a rede de reabilitação é incipiente e essa estratégia serviria também para desonerar gastos do sistema de saúde. 

“Especificamente para a categoria fonoaudiológica, é imprescindível que o graduando de Fonoaudiologia tenha em sua formação esta prática e aprenda os princípios da atuação fonoaudiológica na tontura para contribuir nas discussões interdisciplinares”, argumenta a Presidente da Comissão de Audiologia sobre uma das conclusões do evento de construir estratégias para desvincular a atuação em Reabilitação Vestibular da especialidade de Otoneurologia e inseri-la desde o primeiro ano da graduação em Fonoaudiologia.

Quer saber o que mais foi discutido no evento “Atuação Fonoaudiológica no Equilíbrio: muito mais que Reabilitação Vestibular”? Confira o relatório do evento aqui.

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais