Carta do II Seminário Latino-americano de Voz e Trabalho

*Por GT – DVRT Campinas

Considerando a publicação do Protocolo Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT), em 31 de julho de 2018, pelo Ministério da Saúde, (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/disturbio_voz_relacionado_trabalho_dvrt.pdf) o GT – DVRT Campinas organizou o II Seminário Latino-americano de Voz e Trabalho, com o objetivo de discutir as ações, barreiras e desafios relacionados a esse Protocolo.

Participaram do evento representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Crânio-Cérvico Facial – ABORL-CCF, Associação Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT, do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo – CREFONO 2, do SinproSP e Sinpro Campinas e região, de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Estadual, Campinas e Rio Claro, docentes e discentes da UNICAMP e PUC-SP. O evento contou com a participação das fonoaudiólogas Lady Catherine Cantor Cutiva e Maria Celina Malebrán Bezerra de Mello, que apresentaram a realidade de países latino-americanos, respectivamente Colômbia e Chile.

No evento, foram discutidos os desafios da notificação dos distúrbios de voz pelos profissionais da saúde, bem como as realidades relacionadas à organização de trabalho e uso de voz de professores da rede pública e privada.
Ao final os presentes aprovaram algumas recomendações com ações futuras, designando, quando possível, os responsáveis por elas:

  • Contribuir com o processo de revisão da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho – LDRT e solicitar a inclusão do DVRT na Lista de Lista de Agravos a Saúde do trabalhador, por meio de acesso ao link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=48638, no item 220 = todos os presentes e seus pares foram informados a respeito e solicitado o acesso que expirou em 26/08/2019;
  • Inserir o DVRT no Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário ou NTEP, que vem a ser uma metodologia criada pela Previdência Social para auxiliar na caracterização de um acidente ou doença do trabalho = Flavia Nogueira e Ferreira de Sousa, Tecnologista Pleno da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador – Ministério da Saúde e representantes de outras entidades estarão responsáveis por levantar quais seriam os próximos passos;
  • Resgatar o Projeto de Lei Nacional 2776/11, que tramitou na Câmara dos Deputados, que institui a Política Nacional de Saúde Vocal para professores = representantes do Conselho Regional de São Paulo ficaram de analisar como está o processo;
  • Planejar curso on-line sobre Agravos a Comunicação do Trabalhador, a ser oferecido a fonoaudiólogos com o objetivo de melhor prepará-los com relação ao atendimento do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho, Perda Auditiva Induzida pelo Ruído, e Transtornos Mentais. No caso de DVRT e PAIR discutir também as formas de notificação para a saúde (SINAN) e para a previdência (CAT) = ver interesse do Conselho Federal de Fonoaudiologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia assumirem essa tarefa;
  • Dar continuidade a notificação do DVRT, Em especial, os fonoaudiólogos do estado de São Paulo deverão notificar utilizando a ficha on-line no link FormSus http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34003, mesmo com o anúncio de que a ficha do SINAN será elaborada.  Dar início a pesquisa que possa levantar os gastos públicos por conta de licenças/afastamentos dos professores. Essa poderá contar com a parceria de pesquisadores latino-americanos = os integrantes do GT – DVRT Campinas e LaborVox (PUC-SP) assumirão essa tarefa.
  • Estabelecer para o III Seminário Latino-americano Voz e Trabalho, a temática sobre as experiências exitosas referentes ao DVRT, com possibilidade de registro dessas em e-book.

 

Assina este texto: *GT – DVRT Campinas

Formado por: Profa. Dra. Ana Carolina Constantini (UNICAMP)– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Fga. Eliane Regina Zampieri de Lima (CEREST de Campinas e região) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Profa. Dra. Helenice Yemi Nakamura (UNICAMP)– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Profa. Dra. Léslie Piccolotto Ferreira (PUC-SP)– Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais