Crefono 2 Mobiliza: mês de agosto

Transparência e informação de relevância para os fonoaudiólogos são os objetivos do Crefono 2 Mobiliza

Confira o resumo da atuação dos Conselheiros nos mais distintos espaços da esfera pública e controle social no mês de agosto.


01/08 – Fórum Municipal de Educação de Campinas
Todo mês acontece a reunião do FME de Campinas. No mês de agosto, foram finalizadas as orientações para o período de pré-conferência e I Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal da Educação Biênio 2016/2017 que será realizada no dia 28 de setembro de 2019, na EEI/EJA Professor Zeferino Vaz – CAIC. O Crefono 2 participou da elaboração desse documento, bem como dos Grupos de Trabalho de avaliação da Meta 4 e 5 que tratam, respectivamente, sobre Educação Inclusiva no ensino regular e Alfabetização. 

06/08 – Fórum Municipal de Educação de São Paulo
O Crefono 2 é membro do FME de São Paulo que é responsável por coordenar a elaboração participativa do Plano de Educação e, após sua aprovação, pelo monitoramento de suas metas. Na reunião do mês de agosto, o Fórum se debruçou sobre as mudanças na política educacional de alfabetização e nos cortes de verbas que interferem diretamente nas metas do Plano Municipal de Educação (PME). Na próxima reunião do Fórum, em setembro, uma comissão irá se formar para organizar a metodologia e diretrizes de avaliação do PME. “O Crefono 2 seguirá acompanhando as discussões e informando os próximos passos para que toda classe possa se mobilizar em prol da educação”, reafirma Heloisa Macedo (CRFa 2 - 4524), representante do Crefono 2 no FME de São Paulo, Diretora Secretaria e Presidente da Comissão de Educação do Conselho.  Conhece o PME? Veja aqui.

Foto: Câmara Municipal de São PauloFoto: Câmara Municipal de São Paulo

 

09/08 – Lançamento Conselho de Inclusão Escolar
A idealização de um espaço de formulação de políticas públicas e fiscalização para que a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas aconteça de fato veio da assistente social Maria Dias e da supervisora de ensino Luciene Cavalcanti. A partir de experiências pessoais e profissionais, elas apresentaram o projeto do Conselho de Inclusão Escolar ao vereador Celso Giannazi, que abraçou a ideia.

O Crefono 2 esteve presente no lançamento e parabenizou a iniciativa. "Destacamos a importância do Conselho para tornar o tema da inclusão permanente. Para que cada vez mais esse tema não seja uma questão de rotulo, mas sim de diversidade e respeito às singularidades", destacou a Presidente do Crefono 2, Vera Teixeira  (CRFa 2 – 1458) na Mesa de abertura.

A iniciativa é aberta a todos que quiserem participar. Mais informações podem ser obtidas em contato direto com o gabinete do Vereador Giannazi. O projeto prevê ainda a participação dos cidadãos com denúncias pelo Disque Inclusão (11) 93046 – 0789.

12/08 – GT de Controle Social do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde de São Paulo (FCAFS/SP)
Na reunião extraordinária, foi discutido o projeto “Fundo de Resgate da Saúde Público: não é gasto, é investimento”, do Deputado Alexandre Padilha. O Projeto de Lei está em construção e tem como objetivo resgatar, por meio da criação de um fundo, os investimentos em Saúde Pública, congelados pela Emenda Constitucional 95. No projeto, seis fontes de recursos são apresentadas como  alternativa ao  desfinanciamento crônico do SUS, entre elas, a obrigatoriedade para destinar metade do bônus de assinatura das licitações do pré-sal e 25% da receita oriunda da parcela da União resultante da exploração da camada do pré-sal; acordos de leniência e aplicação de multas a empresas por atos de corrupção destinados prioritariamente à saúde pública e educação; e doações de pessoas físicas ou jurídica.

O deputado pediu a colaboração do FCAFS para possíveis ajustes e contribuições ao Projeto. O PL foi submetido à consulta pública, pelo período de 45 dias, e segue sendo debatido e apreciado pelos mais diferentes setores da sociedade civil.

 

14/08 – GT Práticas Integrativas e Complementares do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde de São Paulo (FCAFS/SP)
O Crefono 2 é representado no GT de PICs pela fonoaudióloga Lucia Helena Conrado Vieira Bertho (CRFa 2- 2519). Na última reunião, foi discutida a preocupação que as PICs sofram com corte de verbas do estado. Por outro lado, na cidade de São Paulo, a prefeitura garantiu que as PICs irão continuar. Foi abordado também que o Ministério da Saúde aprovou verba para mapeamento da rede sobre a eficácia das PICs.

15/08 – GT Terapia Assistida por Animais do Crefono 2
Instituído em Plenário do Crefono 2 em junho, o GT de Terapia Assistida por Animais tem o objetivo de discutir a temática com base nas legislações e fundamentos teórico/prático para elaboração de um documento com orientações aos fonoaudiólogos.  O GT é composto por três Conselheiros, Vera Teixeira (CRFa 2 – 1458), Cristiana Lykouropoulos (CRFA 2 - 5.829) e Fernanda Fudissaku (CRFa 2- 13927), e dois convidados externos indicados em Plenário pela expertise no tema, as fonoaudiólogas Claudia Mota (CRFa 2 – 8186) e Glícia Ribeiro de Oliveira (CRFa 2 – 17343).

O GT atende à solicitação de diversos fonoaudiólogos que entraram em contato com o Crefono 2 para tirar dúvidas sobre a prática. Para envolver o fonoaudiólogo na discussão do GT, o Crefono 2 realizará, no dia 6 de setembro, uma live sobre Terapia Assistida por Animais que permitirá que qualquer profissional possa contribuir, questionar e tirar duvidas sobre o tema, subsidiando e apoiando assim as discussões do GT.

19/08 - Mesa de abertura da XLIV Jornada de Fonoaudiologia da PUC de Campinas
Mais uma vez, o Crefono 2 foi convidado para a mesa de abertura da Jornada de Fonoaudiologia da PUC Campinas. Para o Conselho, participar de eventos que reúnem futuros fonoaudiólogos é fundamental. “A parceria entre as Instituições de Ensino Superior e o Conselho contribui para termos cada vez mais fonoaudiólogos exercendo de forma ética e legal a profissão em prol da sociedade”, defendeu  Heloisa Macedo (CRFa 2 - 4524), Diretora Secretaria do Crefono 2 durante o evento.

 

21/08 – Ato em defesa do SUS
O Crefono 2 esteve na 2ª Marcha em defesa do SUS no Largo do Rosário Marielle Franco, em Campinas (SP).  O ato reuniu parlamentares, representações políticas, usuários do SUS e profissionais de saúde. Em caminhada até a prefeitura da cidade, a mobilização reafirmou a importância e conquistas do SUS, bem como denunciou o seu desmonte.

22/08 - Mesa de Abertura do II Seminário de Voz do Trabalhador
Apresentar o impacto do  Protocolo Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho anunciado em 2017 pelo Ministério da Saúde foi o objetivo do II Seminário Latinoamericano de Voz e Trabalho na Unicamp. O Crefono 2 foi parceiro do evento que discutiu os custos com os afastamentos decorrentes de problemas de voz em outros países da América Latina, como Chile e Colômbia, os benefícios concedidos aos profissionais que se afastaram decorrente de distúrbios de voz no Brasil, o cenário atual do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho e as particularidades de atuação com professores que atuam no ensino público e no privado. Para a Diretora Secretaria do Crefono 2, Heloísa Macedo (CRFa 2 - 4524), apoiar eventos como esse é parte do fortalecimento da nossa classe. “Aproximadamente um terço das profissões tem a voz como ferramenta básica de trabalho, ou seja, grande parte da nossa força laboral é composta por trabalhadores que utilizam a comunicação no seu processo de trabalho. Nesse sentido, enquanto profissionais da comunicação, o Protocolo de Distúrbios de Voz relacionados ao Trabalho é um marco que precisa ser discutido e compreendido”, argumenta a representante do Crefono 2 na Mesa de Abertura do evento.

Ao fim do Seminário, foi elaborada uma lista de tarefas com ações que precisam ser desenvolvidas para aprimorar e aumentar as notificações do DVRT.

22/08 – Conselho Itinerante em Campinas (SP)
O Crefono 2 foi até Campinas para atender os fonoaudiólogos da região. Os funcionários estiveram à disposição dos profissionais para revalidação da cédula profissional, orientação e outros requerimentos.


26/08 - Conselho Estadual de Saúde
Uma das questões discutidas foi o fato de orçamentos públicos de saúde não passarem para aprovação do Conselho. “Na reunião, foi questionado o fato do Conselho não ter conhecimento do orçamento de projetos como Corujão já implementado pelo Governo do Estado. O Telemedicina também, até o momento, não se sabe de onde virá a verba”, comenta Daniela Galli (CRFa 2- 8.980), Conselheira e representante do Crefono 2 o Conselho Estadual.  Foi também abordado a Lei nº 17.137, sancionada no dia 23 de agosto de 2019 pelo Governador João Dória, que dispensa indicação médica para a escolha do parto cesárea e se limita a recomendar que a “parturiente tenha sido conscientizada e informada acerca dos benefícios do parto normal e riscos de sucessivas cesarianas”.

 26/08 -  Aula pública na PUC Campinas
O Crefono 2 voltou à PUC Campinas para conversar com os estudantes do último ano do curso de Fonoaudiologia sobre a importância da formação ética e a atenção à legislação e normativas relacionadas à profissão para exercer com profissionalismo a Fonoaudiologia. Durante o bate papo, Heloisa Macedo (CRFa 2- 4524), Diretora Secretaria do Crefono 2, esclareceu o papel do Conselho de valorização da profissão em benefício da sociedade e a diferença entre o órgão fiscalizador e os sindicatos. “O Conselho cumpre um papel social de zelar por um serviço fonoaudiológico de qualidade à população e, assim, valoriza a profissão perante a sociedade”, argumenta.

27/08 – Delegacia da Baixada Santista promove evento sobre Fonoaudiologia no SUS.
“Fonoaudiologia no SUS: vamos pensar um pouco nisso?” foi o tema do 1º Encontro com os profissionais do Serviço Público realizado pela Delegacia da Baixada Santista do Crefono 2. Estiveram presentes fonoaudiólogos dos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba e Eldorado, ativos e aposentados, alguns em cargos de chefia e também gestão. Durante o evento, foi apresentado o resultado da Pesquisa do DIEESE encomendada pelo Conselho sobre a realidade do fonoaudiólogo do Estado de São Paulo. O Encontro contou com a participação da Fonoaudióloga Elaine Herrero (CRFa 2 – 1198)  que falou sobre a presença da profissão no Sistema Único de Saúde.

28/08 - VIII Encontro Regional de Saúde do Trabalhador
A delegada substituta da Delegacia de Marília do Crefono 2, a fonoaudióloga Ana Silvia G. Cangussu (CRFa 2 -12738), participou da mesa de abertura do VIII Encontro Regional de Saúde do Trabalhador sobre  "Agravos da Comunicação Relacionados ao Trabalho. “Procuramos orientar os profissionais para identificação e notificação, bem como oferecer subsídios às ações da Vigilância dos casos de Distúrbio de Voz Relacionadas ao Trabalho (DVRT) e à Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)”, comenta a representante do Crefono 2.

 

29 a 31/08 – 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia
Durante os três dias do Congresso, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia esteve com um estande para receber os fonoaudiólogos, distribuir materiais informativos e das campanhas anuais da Fonoaudiologia.  O Crefono 2 presenteou  os fonoaudiólogos que visitaram o estande com canetas bicolor vermelha/azul utilizadas nos exames de audiometria.

Conselheiros do Crefono 2 também estiveram presentes entre os palestrantes do Congresso. Na mesa de Saúde Coletiva, a Diretora Secretaria do Crefono 2, Heloisa Macedo (CRFa 2 - 4524), falou sobre a importância da Fonoaudiologia em órgãos de controle social ligados à educação. “A Educação, para a Fonoaudiologia, é um campo fundamental para se evitar o estabelecimento de patologias da linguagem. Como pensar sobre isso sem participarmos das discussões de base da Educação?”, problematizou a representante do Conselho durante Palestra.

 

 30/08 – Crefono 2 na Faculdade de Odontologia de Bauru da USP
A Delegada Fabiana Martins e a agente fiscal Priscila Vidal Martins estiveram na FOB-USP para uma roda de conversa sobre Ética e Fonoaudiologia com os alunos de graduação em Fonoaudiologia da USP Bauru. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de debater casos práticos e reais que envolvem a ética profissional. “Contamos com a presença da Coordenadora do curso, a Profa. Dra. Lídia Teles (CRFa 2- 5318), que acolheu a proposta do CREFONO 2  de aproximar os futuros profissionais do Conselho”, comenta a Delegada Fabiana.

 

 

 

 


Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais