Crefono 2 lança série de matérias sobre a realidade atual do fonoaudiólogo no estado de São Paulo

A série #quemsomos é baseada em pesquisa realizada pelo DIEESE

Conhecer #quemsomos é fundamental para traçar estratégias de fortalecimento da nossa profissão. Foi pensando nisso que o Crefono 2 encomendou ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) uma pesquisa sobre o perfil do fonoaudiólogo do estado de São Paulo. Para o 12º Colegiado, os dados obtidos possibilitarão uma atuação mais efetiva frente ao poder público, aos gestores e à população no sentido de valorização da Fonoaudiologia.
 
O estudo foi realizado em 2018 a partir do levantamento de informações da base de dados do Cadastro do Crefono 2; do Registro Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (RAIS); do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), de responsabilidade do Ministério da Saúde; e do Censo do Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
 
Além de recolher dados atualizados (2017 e 2018), o estudo faz uma análise comparativa com o ano de 2007, destacando as mudanças ou constâncias que ocorreram na última década no perfil do fonoaudiólogo paulista.
 
Para divulgar e traduzir os dados e as conclusões do estudo, o Crefono 2 lança a série #quemsomos que reúne quatro matérias temáticas. Até o final de julho, publicaremos no site do Conselho matérias sobre "média salarial e jornada de trabalho", "cobertura fonoaudiológica no estado e assistência à população", "presença da Fonoaudiologia no SUS" e "matrículas no curso de fonoaudiologia".
 
Somos 12.766 fonoaudiólogos ativos no estado de São Paulo, sendo 97,9% mulheres e 38,6% profissionais entre 35 a 44 anos. Qual a nossa média salarial? Quantas horas trabalhamos por semana? Estamos presentes em todo o território do estado de São Paulo? É o setor público ou privado que mais nos emprega? Qual a nossa presença na Atenção Básica, Ambulatórios e nos serviços de alta complexidade hospitalar? Essas e outras perguntas serão respondidas na série #quemsomos. Acompanhe no site do Conselho! 

 CONFIRA OS ARTIGOS DA SÉRIE:
- A Fonoaudiologia no Mercado de Trabalho

- Cobertura fonoaudiológica no estado de São Paulo
- Série #quemsomos: SUS e setor privado
- Série #quemsomos: graduação em Fonoaudiologia e os futuros fonoaudiólogos

 Acesse aqui o Relatório "Perfil das(os) Fonoaudiólogas(os) do Estado de São Paulo" do DIEESE na íntegra aqui. 

 

 

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais