Dia Mundial do Brincar 2019 celebra o lúdico como território de convívio entre as diferenças

No dia 28 de maio, em mais de 40 países em todo o mundo, são realizadas ações que buscam sensibilizar a população sobre a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento físico e mental do ser humano.

Brincar é uma forma de se relacionar com o outro e com o mundo ao seu redor. Certamente, na infância, as primeiras interações acontecem por meio de vivências lúdicas. Foi pensando nisso que o World Play Day 2019, evento conhecido como Dia Mundial do Brincar, escolheu abraçar o tema da diversidade na brincadeira para discutir a importância do convívio das diferenças. 

No dia 28 de maio, em mais de 40 países em todo o mundo, são realizadas ações que buscam sensibilizar a população sobre a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento físico e mental do ser humano, em especial para as crianças. A data, reconhecida pela UNICEF, foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA) na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio.  O evento resgata também o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas que estabelece o Brincar como um direito social.

Em um mundo cada vez mais online e com as exaustivas jornadas de trabalho, as relações humanas acontecem de forma cada vez mais acelerada, afetando não só a vida dos adultos como também as vivências das crianças. Ao mesmo tempo, temos menos locais de brincadeiras nas cidades em razão da urbanização não planejada, o aprofundamento da lógica mercantil sobre o brincar e o crescimento do uso do celular pelas crianças. Nesse sentido, momentos de atividades lúdicas fazem toda a diferença na vida das pessoas, possibilitando troca de afetos e convivência, bem como diversão, conteúdos educativos e estímulo à criatividade. Reforçam laços sociais, trocas de experiências entre os cuidadores e constroem redes de apoio saudáveis que ajudam a manter a Saúde Mental nas relações entre pais e filhos.

O brincar, portanto, é um importante e necessário momento para se construir os valores de empatia e respeito às diferenças. A brincadeira possibilita a troca com o outro e deve promover a cultura da paz.

No dia 8 de junho, das 9h às 12h, no CEU Campo Limpo em São Paulo, como parte das ações do Dia Mundial do Brincar, o Crefono 2 irá realizar oficinas de jogos e brinquedos para a comunidade.

 

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais