Manifesto de apoio ao título de Paulo Freire como Patrono da Educação Paulista

Para o Crefono 2, a homenagem à Paulo Freire é um importante reconhecimento do trabalho e legado de um dos pensadores brasileiros mais notáveis na história da pedagogia mundial.

 “Educação não transforma o mundo.
Educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo”

(Paulo Freire)

Paulo Freire foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades europeias e americanas, e recebeu diversos galardões, como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986.

As contribuições de Paulo Freire para a educação não permitem a alienação, o descarte da cultura opressiva geracional que faz tantas vítimas. Suas ideias priorizavam criar laços e interligar as categorias da história, ciência, filosofia, política, economia com questões de gênero, de etnias de forma a engajar os saberes e os fazeres educacionais na transformação do mundo.

Nesse sentido, para Freire, o professor tinha uma importante função, não de transmitir conteúdos fragmentados, mas de criar possibilidades para a construção do conhecimento, num trabalho conjunto e continuo com os estudantes.

Em 2012, o educador e filósofo pernambucano recebeu o título de Patrono da Educação Brasileira por meio da Lei nº 12.6212, sancionada pela ex-presidenta Dilma Roussef. A homenagem foi proposta pela deputada federal Luiza Erundina e aprovada por unanimidade. Enquanto prefeita de São Paulo (1989-1993), Luiza Erundina também nomeou Paulo Freire como secretário de Educação.   

Por tudo isso, o Conselho de Fonoaudiologia de São Paulo 2ª Região/SP (Crefono 2), ao representar uma classe de profissionais que atuam em prol do pleno desenvolvimento da linguagem e da comunicação, aspectos que permeiam a essência da Educação, apoia o projeto de lei nº 998/2017, de autoria do deputado Carlos Giannazi, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O projeto declara Paulo Freire como o Patrono da Educação Paulista.

Para o Crefono 2, a homenagem à Paulo Freire é um importante reconhecimento do trabalho e legado de um dos pensadores brasileiros mais notáveis na história da pedagogia mundial. E, nesse sentido, um motivo de orgulho para todos nós que atuamos em defesa da qualidade da educação no nosso país.

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais