Arte urbana em nome da Saúde Auditiva

Ao caminhar pelos pontos mais movimentados da cidade de São Paulo, você pode se deparar com esculturas gigantes em formato de orelha e customizadas por grandes artistas. É o Ear Parade, o primeiro evento de arte urbana no mundo relacionado à saúde auditiva.

Entre os artistas, participa do projeto a fonoaudióloga Doutora Edilene Boéchat. A customização da fonoaudióloga é uma performance chamada de "Raios de Som em rajadas de luz", que une o seu talento para a pintura e a formação e competência profissional sobre o sistema auditivo. "Primeiro, a performance apresenta o ouvido branco demonstrando o início do desenvolvimento auditivo. As pinceladas com cores representam a formação do córtex auditivo", explica a Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e Professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP.

A performance expressa ainda as perdas auditivas e o papel da reabilitação fonoaudiológica e o uso de aparelhos auditivos. "Depois da escultura inundado de cores, vou cobrir parcialmente com faixas de fita adesiva, simbolizando a perda auditiva, pintando-a posteriormente toda de branco para simular a perda auditiva profunda. Um véu escuro cobre a orelha gigante como um processo de luto. Quando o véu é retirado junto à fita, revelamos a reabilitação fonoaudiológica, pois os raios de cores pintados inicialmente aparecem novamente", conclui.

O Ear Parade foi idealizado pela Fundação Otorrinolaringologia e o Centro de Estudos e Desenvolvimentos Avançado em Otorrinolaringologia com o objetivo de chamar a atenção para os problemas de audição. O projeto ainda prevê, no final de maio, um leilão beneficente. Parte do dinheiro arrecadado deverá ser revertido em benefício para entidades assistenciais que prestam trabalho de restabelecimento da audição e combate ao preconceito.

Saiba mais sobre o projeto aqui. 

 

Contato

  • (11) 3873-3788
  • info@fonosp.org.br

Localização

  • Rua Dr. Samuel Porto, 351 – 10º andar, cj. 101
  • Saúde, São Paulo - SP
  • CEP: 04054-010

Redes sociais