Conselho Regional de Fonoaudiologia

Pular para o conte?do.


NOTA: Crefono 2 em defesa do Aleitamento Materno

O Crefono 2 lamenta o posicionamento adotado pelo Governo dos Estados Unidos durante reunião da Assembleia Mundial da Saúde, promovida em maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão da ONU. Na ocasião, representantes dos EUA tentaram prejudicar as políticas de incentivo à amamentação e intimidar países favoráveis à essa prática saudável com ameaças de sanções políticas e econômicas.

Essa posição deve ser repudiada por todos os países que, baseado em décadas de comprovação científica, reconhecem o papel do aleitamento materno na prevenção de doenças, na redução da mortalidade infantil e para a saúde da mulher.

O fonoaudiólogo brasileiro trabalha e desenvolve pesquisas há décadas, junto às equipes de neonatologia, pediatria e de bancos de leite humano, na rede pública e privada, sobre as práticas de aleitamento materno, comprovando o seu benefício para a preservação da respiração nasal, fortalecimento da musculatura orofacial e o favorecimento para o desenvolvimento adequado das habilidades de deglutição, sucção, mastigação e fala. Benefícios para bebês saudáveis e também para aqueles com dificuldades específicas, prematuridade, baixo peso e etc.

Posicionamentos como o do governo dos EUA só privilegiam a indústria alimentícia para bebês em detrimento da qualidade de vida da população de todo o mundo. Como fonoaudiólogos, comprometidos em ajudar bebês, crianças e mães a vivenciarem uma amamentação efetiva e prolongada, não podemos deixar de nos posicionar sobre este lamentável episódio. Ao mesmo tempo, às vésperas da Semana Mundial da Amamentação, o Crefono 2 segue comprometido em fortalecer a promoção do aleitamento materno pelo bem comum. Acompanhe no nosso site e redes sociais a Campanha de Amamentação 2018.

A Sociedade Brasileira de Pediatria também se posicionou sobre o episódio: https://bit.ly/2ujO1U6