Conselho Regional de Fonoaudiologia

Pular para o conte?do.


Crefono 2 participa de encontro sobre Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia

Contribuir com uma boa formação dos futuros  fonoaudiólogos, em consonância com as orientações do   Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da   Educação (MEC), foi o objetivo do Crefono 2 ao participar  do Encontro da Comissão de Ensino da Sociedade  Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) com os  coordenadores  de cursos das Instituições de Ensino  Superior públicas e privadas de todo o Brasil e o Sistema  de Conselhos de Fonoaudiologia.

O Encontro ocorreu no dia 19 de junho e discutiu os  resultados da Consulta Pública, encerrada no dia 15 de  junho desse ano e realizada pela SBFa, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia.

Uma das contribuições do Crefono 2 visa equiparar a carga horária do curso de Fonoaudiologia à maioria dos cursos da área da saúde. Para o Conselho, essa discussão é importante, pois envolve estabelecer critérios de formação semelhantes a outras profissões, o que pode igualar a participação dos fonoaudiólogos nas equipes de saúde e ampliar a atuação no mercado de trabalho.

A partir das discussões, foi deliberado a criação de Grupos de Trabalho para dar continuidade ao debate de temas mais polêmicos como, por exemplo, o estágio na graduação.

Estreitando laços
Após o Encontro, o Conselho se reuniu com sete Instituições de Ensino Superior do estado de São Paulo visando a construção de parcerias. Divulgação da profissão, formação profissional e a ética na contemporaneidade foram algumas das questões debatidas e que deverão ser pontos de partida para futuras ações em conjunto.