Conselho Regional de Fonoaudiologia

Pular para o conte?do.


Relatório fortalece a prática colaborativa interprofissional

Validar, disseminar e contribuir com informações e propostas sobre a prática colaborativa interprofissional em toda a Rede de Saúde do Estado de São Paulo, seja pública ou privada, é o objetivo do Relatório elaborado, a partir da realização do 1º Seminário sobre Prática Colaborativa Interprofissional (SPCI), pelo Grupo Técnico Interprofissional (GTI) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), do qual o Crefono 2 é membro.

Acesse o Relatório aqui.

De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, David E. Uip, o Relatório dissemina a visão de que os profissionais de saúde devem ser colaborativos e desenvolverem práticas interprofissionais centradas nas necessidades dos usuários e comunidade, e que para isso seria necessário o desenvolvimento contínuo de competências interprofissionais por parte dos estudantes e profissionais. “Esta é uma estratégia inovadora que pode cooperar com a Secretaria de Estado Saúde no desenvolvimento de políticas e programas motivadores da força de trabalho para uma atenção à saúde mais segura, altamente qualificada, acessível e centrada no paciente em todos os pontos da rede de atenção à saúde”, afirma o Secretário.

O Seminário, que subsidiou a produção do Relatório, ocorreu em maio de 2017 e teve o objetivo de sensibilizar e promover diálogo das dimensões interprofissionais entre os integrantes dos Conselhos Regionais das Profissões da área de Saúde, bem como elaborar uma agenda de ações para disseminar essa prática colaborativa no Estado de São Paulo.

O 1º Seminário sobre Prática Colaborativa Interprofissional (SPCI) foi uma iniciativa do GTI , grupo técnico criado em 2014 pela Resolução SS nº 78 e que reúne representantes Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e dos Conselhos Regionais da Área Saúde do Estado de São Paulo.