Pular para o conteúdo.

Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde (FCAFS)

O que é o Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde (FCAFS)?

É um Fórum que reúne os 14 Conselhos de Fiscalização das profissões regulamentadas, diretamente relacionadas à prestação de serviços em Saúde, que são: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnicos de Radiologia.

Quando o FCAFS foi criado e qual a sua finalidade?

O FCAFS surgiu em 2003, para que os Conselhos profissionais tivessem um espaço permanente de discussão, reflexão e articulação de ações conjuntas.
Através deste Fórum, os Conselhos profissionais são representados oficialmente nos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, ocupando vagas do segmento dos trabalhadores da área da saúde. Vale ressaltar que, os Conselhos de Saúde são órgãos de controle social do SUS, regulamentados pela Lei nº 8142/90.

Como se dá a participação do Conselho Regional de Fonoaudiologia no FCAFS?

A cada Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia é indicado um conselheiro para acompanhar as reuniões mensais do FCAFS, participar das discussões e relatar ao plenário os assuntos em andamento. Inclusive, o CRFa. 2ª Região já esteve na coordenação, vice-coordenação e secretaria do FCAFS. Atualmente, a conselheira Fabiana Gonçalves Cipriano representa a Fonoaudiologia no Fórum dos Conselhos.

Fique de olho e acompanhe em nosso site outras informações relativas ao FCAFS!

- Fevereiro de 2012

- Março de 2012

- Maio de 2012